COMPARTILHAR

O banho em cachorro deve ser algo que esteja sempre em dia, afinal cachorros são parte da nossa família, eles merecem todo o cuidado e zelo com sua saúde e higiene.

Neste artigo trataremos sobre assuntos referentes ao bem estar do seu cachorro. Com qual frequência deve-se dar banho em seu cachorro; a partir de que idade canina; quais os cuidados devemos ter com as orelhas, unhas, dentes, olhos e órgãos genitais dos nossos animais?

Não é ao acaso que dizem que ter um cachorro é o mesmo que ter um filho, caso não esteja preparado ou disposto a tomar todos os cuidados necessários para o bem estar do seu animal, não adote!

Além da alimentação, a limpeza canina é algo de extrema importância e que deve ser levado a sério. Afinal, não é algo que interessa somente ao seu cachorro, mas também a você mesmo.

Principalmente se seu cachorro está sempre dentro de casa com você, uma boa higienização será de grande valia tanto para o dono quanto para o animal.

Banho

Um bom e relaxante banho é algo que esperamos todos os dias. No calor contamos as horas para tomar aquela ducha refrescante, no inverno mal vemos a hora de tomar aquele banho quente, relaxante.

Para nós, humanos a freqüência do banho é diária, mas qual a frequência de banhos para um cachorro?

A limpeza canina deve seguir a mesma freqüência da limpeza humana? A resposta é não!

Antes de começarmos a falar sobre a frequência de banhos do seu cão, devemos ter algumas informações em mente:

  • Nunca use produtos humanos em cachorros.

Mesmo que seu Shampoo ou Condicionador diga o quão bom ele é para o cabelo e couro cabeludo, lembre-se que ele se refere ao seu cabelo. Cachorros precisam de diferentes nutrientes para manter pelos bonitos. O uso de produto humano em cachorros só prejudica seu animal de estimação. Use shampoo para cachorros e adquira-os em pet shop de cachorro.

  • Quando começar a dar banho em seu cachorro?

O indicado é que o primeiro banho seja a partir dos 2 meses de vida. É interessante que o primeiro banho seja dado em casa, com os devidos cuidados.

Lavar com água morna, utilizar os produtos específicos para filhotes e dar banho em um horário mais diurno para que o filhote não pegue muita friagem. Utilize um secador de cabelo para auxiliar na secagem do pelo.

Importante frisar que não é recomendado que filhotes que ainda não foram vacinados tomem banho em Pet Shop.

A freqüência em que dará banho em seu cachorro vai depender muito de vários fatores, como por exemplo, o tipo de pelo do seu cão e a sua própria convivência com o mesmo.

A limpeza canina deve ser mais freqüente quando o cachorro vive dentro de casa.

banho no cachorro

Caso seu cachorro viva dentro da sua casa, suba em camas, sofás e tenha acesso a todos os cômodos da casa, o interessante é que os banhos sejam semanais. Afinal, uma boa higiene do seu dog é importante também para você e sua família.

Todavia, banho em excesso pode ser prejudicial ao seu animal, muito banho pode fazer com que o seu cachorro perca toda a proteção natural, deixando-o exposto à alergias e vários tipos de doenças.

O banho vai variar de cachorro para cachorro, seu tipo de pelo, seu porte, caso fique muito tempo em casa, caso fique mais do lado de fora, com qual freqüência ele tem contato com outros cães.

Todos estes fatores devem ser levados em conta na hora de dar banho em cachorro, mas para facilitar, abaixo está uma sugestão de freqüência nos banhos:

  • Cães ‘caseiros’

Geralmente os cães que passam a maior parte do tempo em casa são cães de porte menor, cães como o Pinscher. Para estes o recomendado é banhos semanais.

  • Pelos longos (oleosos)

Cães que possuam pelos longos e que têm a tendência de ficar oleosos como o Maltês e outros, devem também tomar banhos semanais. Assim, pode-se manter os pelos limpos e sedosos.

Lindos !

Posted by Animais Amigos on Saturday, August 13, 2016

  • Pelos Curtos

Para cachorros com pelos curtos e mais densos, como o caso do Pooddle, é recomendado banhos quinzenais, ou seja, de duas em duas semanas.

  • Pelos Longos (densos)

Cachorros como o Shih Tzu que têm pelos longos e densos e que vivem dentro de casa devem tomar banhos quinzenais.

  • Cães Grande Porte

Cachorros maiores e de raça que possuem pelos mais longos e/ou densos, como o Pastor Alemão devem tomar banhos de 3 em 3 semanas ou até uma vez por mês.

Lembre-se que esta freqüência pode variar de acordo com a estação do ano. Os banhos podem ser mais freqüentes no verão e menos freqüentes no inverno.

É importante estar sempre escovando os cachorros que possuam pelos longos, dessa forma o número de pelos espalhados pela casa diminui, e a aparência do pet estará sempre excelente.

Faça do banho um momento de prazer para o seu cachorro, pois é notório que alguns não gostam muito de água. Mas caso consiga transformar esta atividade em algo positivo, seu cão vai acabar gostando. Ele irá perceber o quão bom e relaxante é tomar banho e ser massageado.

Esteja sempre atento ao dar banho em cachorro, conheça-o bem, e caso note algo de diferente em sua pele, comunique à um médico veterinário.

Como dar banho no cachorro e outras coisas mais! 🛀💦🐶 👉 👉 Quando começar a dar banho em seu cachorro?http://www.animaisamigos.com/banho-no-cachorro/

Posted by Animais Amigos on Monday, August 1, 2016

 

A Limpeza Canina: Orelhas


Não se engane! A limpeza canina vai muito além do banho. Existem outras preocupações que devemos ter para manter nossos cães saudáveis, como a limpeza do ouvido e das orelhas do seu dog.

Caso a freqüência de banhos do seu cão seja alta, você pode juntar o útil ao agradável e limpar os ouvidos do seu cachorro no mesmo dia em que dará banho nele.

Caso seu cachorro tenha um intervalo maior entre os banhos, o recomendado é limpar os ouvidos com uma frequência maior.

Não existe uma freqüência certa para a limpeza dos ouvidos, o importante é que os mesmos estejam sempre limpos, evitando assim, o acúmulo de cera.

orelha cera

 

Assim como é para os humanos, o ouvido também é bem sensível para os cachorros. Sendo assim, tome muito cuidado ao limpá-lo. E qual a melhor forma de limpar o ouvido do seu cão? Como fazer de forma que não machuque seu cachorro?

O procedimento é bem simples, e vai levar menos de 5 minutos para a limpeza completa do ouvido e orelha. São 5 minutos investidos na saúde do seu cão, pois podem evitar inflamações e infecções.

Abaixo uma sugestão de como limpar o ouvido do seu cachorro:

  • Material Necessário

Não é necessário muito, e a maioria dos materiais você já deve ter em sua casa, como cotonete e algodão. Além destes dois, é importante ter Ceruminolítico. Um remédio que auxilia na limpeza e higiene dos ouvidos. Você pode encontrar um Ceruminolítico em Pet Shops.

  • Limpando o Ouvido

Procure virar a orelha do seu cachorro de forma que o ouvido fique para fora. Coloque um pouco do Ceruminolítico em um cotonete e comece a limpar por dentro do ouvido. Não vá muito a fundo; em seguida passe o algodão para auxiliar na limpeza. Seja muito gentil, e não pressione com força para que não venha machucar seu cachorro.

Encerre com uma massagem abaixo do ouvido, utilize seu polegar. Esta massagem ajudará o remédio ter efeito.

  • Limpando a Orelha

Após a limpeza dos ouvidos, é hora de limpar a orelha do cão, não tem mistério e é ainda mais simples que a limpeza do ouvido. Segure a orelha dobrada e limpe com um algodão todo o excesso de sujeira.

Observe atentamente a cor e espessura da orelha. Em um cachorro saudável a orelha deve ter um espessura fina e de cor rosada. Caso esteja muito diferente disto, procure um veterinário.

Ao fazer a limpeza do ouvido e orelha do seu cachorro, lembre-se que o mesmo pode não querer ficar estável e imóvel por muito tempo.

Tenha isso em mente para que não venha machucá-lo. Se necessário peça para que alguém te ajude, e esteja preparado. Jamais improvise com os materiais, e lembre-se de nunca usar nada pontiagudo. Por fim, dê recompensa de bom comportamento ao seu cachorro, se for o caso.

pug orelha

Caso venha a encontrar muita cera e/ouodor muito forte no ouvido do seu cachorro, procure um médico veterinário.

 

Unhas: Corte e Limpeza

Outra questão importante e que deve ser levada à sério, é a pata do seu cão. Afinal, é com essa pata que ele sobe em seus móveis ou te abraça.

Uma unha mal cuidada pode gerar transtornos ao dono e também ao seu cachorro. Cortar as unhas e mantê-las curtas é muito importante não só para a higiene do seu cão, mas também para a sua saúde e bem estar.

Manter o corte de unhas do seu cachorro em dia evita que ele tenha unhas presas em alguns tipos de pisos ou em outros lugares, e com isso evita também o encravamento das unhas, ou até mesmo a queda das mesmas. E queda de unha ou unha encravada pode gerar um desconforto muito grande ao seu cão.

A freqüência com que se deve cortar a unha do seu cachorro vai variar de cachorro para cachorro. Cachorros de apartamento, ou os que vivem dentro de casa devem ter suas unhas cortadas com mais frequência, já cachorros que ficam no quintal podem ter suas unhas cortadas com menos frequência.

O motivo para tal é simples, cachorros de quintal conseguem aparar suas unhas em superfícies de cimento ou mais ásperas, fáceis de encontra no quintal; já os cachorros de apartamento não conseguem fazer o mesmo, e suas unhas crescem mais rapidamente.

O interessante é que se comece desde cedo a cortar as unhas do seu cachorro, para que ele se acostume com a situação e não te dê muito trabalho quando precisar fazê-lo. O recomendado é cortar aos poucos, e sempre manter as unhas curtas.

Se possível, semanalmente. Quando se espera muito tempo e deixa a unha crescer muito as unhas podem envergar, o que pode gerar dor e desconforto ao cão e inclusive prejudicar sua postura.

Como dar banho no cachorro e outras coisas mais! 🛀💦🐶👉 👉 Unhas: Corte e Limpezahttp://www.animaisamigos.com/banho-no-cachorro/

Posted by Animais Amigos on Friday, July 29, 2016

Existe uma cutícula que acompanha a unha, nesta cutícula existem vasos sanguíneos, não se assuste se a unha sangrar quando estiver cortando. Unhas grandes são mais propensas a sangrar.

Caso as unhas já estejam muito grande, o recomendável é levar a um Veterinário ou Tosador para que ele possa aparar as unhas, a partir daí cabe a você fazer a manutenção das mesmas.

Para cortar as unhas do seu cão será preciso:

  • Petiscos

Principalmente se for a primeira vez, seu cachorro não está habituado a esta situação. Procure dar petiscos quando ele demonstrar calma e tranqüilidade, assim ele aprender que o melhor é relaxar.

  • Cortador de unha de cachorro

Não é possível cortar com cortador de unhas humanas, sendo assim compre um cortador especifico para cachorros.

  • Lixa de unha

Caso o corte não fique muito alinhado, você precisará usar a lixa. A lixa vai servir basicamente para as mesmas funções que servem quando você corta a sua própria unha.

  • Pó Hemostático ou Amido de Milho

O ideal é que sangramentos não ocorram, porém pode ser que venha a acontecer. O Pó Hemostático tem o intuito de estancar o sangue.

sabugo

Procure cortar as unhas do seu cachorro quando ele estiver mais calmo, bem após uma soneca, por exemplo.

Esta também deve ser uma atividade em que ele se sinta bem, algo positivo e prazeroso. Sendo assim, não brigue com seu cão enquanto estiver cortando as unhas. E não exagere nos petiscos!

Agora que já aparou as unhas do seu cão só falta fazer a higienização das patas.

Utilize um pano macio e o umedeça em alguma solução anti-séptica não irritante. Limpe todas as partes da pata, procure dar atenção aos locais onde o acumulo de sujeira é maior.

Lembre-se de limpar bem a base das unhas e entre os coxins (as almofadinhas da pata), até que esteja bem limpo.

A frequência da higienização das patas devem seguir a frequência em que você corta as unhas do seu cachorro.

Entretanto, é necessário prestar atenção às atividades do seu cão e ao acúmulo de pêlos entre as patas, pois estes fatores podem fazer com que a higienização das patas seja mais freqüente.

 

Cuidados com os Dentes

Quando se trata da saúde dentária dos cachorros, devemos ter o mesmo cuidado e preocupação que temos com a nossa.

Cães, assim como humanos nascem sem dentes, com o tempo nascem os dentes de leite, até que chegam os dentes permanentes. O primeiro cuidado começa aí!limpar dentes

Em alguns cães os dentes de leite simplesmente não caem, e muitas vezes apodrecem na boca, o que pode causar um mau cheio e mal estar ao cão.

 

Nem sempre mau cheiro na boca de um cão é algo comum, muitas vezes demonstra que há algo de errado com a saúde bocal de seu animal de estimação. E não é fácil identificar quando há algo de errado com a saúde bocal dos nossos cachorros, devemos ficar atentos à pontos específicos como o mau hálito, gengivas muito vermelhas, saliva viscosa e com presença de sangue, caroços, inchaços, dificuldade de morder ou mastigar.

Caso encontre algo fora do normal, como um dente de leite que não caiu, o recomendado é procurar um veterinário. Hoje em dia há muitos dentistas para cães também.

Como forma de prevenção à doenças, o mais recomendado é manter uma higienização diária. A seguir, dicas de como escovar os dentes do seu cachorro:

  • Melhor Horário

O melhor horário não necessariamente deve ser após uma refeição, o melhor horário para escovar os dentes do seu cachorro é quando ele estiver bastante calmo e tranqüilo. Descubra qual parte do dia é melhor para o seu cão e crie esta rotina.

  • O que preciso?

Para escovar os dentes do seu cachorro você vai precisar de escova de dente especifica para cães, pois as mesmas vem com cerdas mais suaves; pasta de dente canina, pois geralmente elas vem com sabores de carne ou frango; e petiscos para o final.

  • Posição

Procure uma posição que seja confortável para você, mas que seja principalmente confortável para seu cachorro.

  • Preparação

Um pouco antes de começar passe os dedos na gengiva do seu cachorro, de forma com que ele se acostume com o que está prestes a acontecer. Aproveite e dê um pouco da pasta de dentes à ele, para que ele já possa provar da mesma.

como escovar

  • Forma de escovação

Procure escovar de forma suave mas ao mesmo tempo firme, busque fazer movimentos circulares, comece nos dentes da frente e vá fazendo seu caminho até os dentes de trás, e principalmente, foque nas placas dos dentes.

  • Tratamento

Tente manter o seu cão calmo e tranqüilo durante todo o processo, e ao fim dê a ele um agrado,  para que ele se acostume a se portar bem durante a escovação.

Olhos: Manchas e Lagrimas

O que devemos entender quando o assunto são os olhos ou os arredores dos olhos dos cães? Certo é que cão saudável não deve apresentar secreções.

O acúmulo de secreções, “remela”, é apenas considerado comum nos cachorros quando pode ser facilmente removido através de uma simples limpeza. Caso as secreções do seu cão estejam em excesso e sejam de difícil remoção, procurem um veterinário.

A melhor forma de praticar a limpeza dos olhos do seu cão é cortando ou amarrando qualquer excesso de pelos ao redor dos olhos, limpar com colírio lubrificante e cotonete e procure manter a área seca.

Nunca use água boricada, apesar de ser muito recomendada, esse tipo de substância pode com o tempo causar lesões na superfície dos olhos do seu cão, o que pode levar até à cegueira.

manchas olhos

Alguns cães podem apresentar uma secreção mais avermelhada ou amarronzada em volta dos olhos. Estas manchas são muito mais evidentes em cachorros com pêlos mais claros.

Este tipo de mancha não é necessariamente uma doença, existe uma substância química presente nas lágrimas do cão que ao entrar em contato com a luz pode resultar nesta pigmentação.

Mas existe um tratamento natural à estas manchas! Existem rações e suplementos que podem ser adicionados à dieta do seu cão que podem ajudar a eliminar e até a prevenir estas doenças. Consulte um veterinário para saber mais a respeito.

Alguns sintomas podem te ajudar a identificar alguns tipos de doenças que possam estar ocorrendo com o seu cachorro.

Caso seu cãozinho esteja se deparando com um excesso de secreção todos os dias; caso do dia para a noite apareça secreção em torno dos olhos; ou até mesmo secreções escuras e com um odor desagradável, fique alerta!

Estes sintomas podem indicar uma conjuntivite, infecção simples ou até mesmo alguma doença mais grave. Vá a um veterinário para que as providências cabíveis possam ser tomadas.

Muitas raças de cachorro, como Poodle ou Bulldog sofrem com as lagrimas ácidas, que são manchas que se formam geralmente abaixo dos olhos.

O que muitos não sabem é que as vezes estas manchas podem nem estar ligadas às lágrimas em si, mas sim a alguma alergia a algum alimento da dieta do cão, por exemplo. Abaixo algumas dicas para evitar as manchas de lagrimas ácidas:

  • Remover toda a sujeira, poeira e remela dos olhos;
  • Limpar diariamente com gaze, mantendo a região seca;
  • Massagear o canto dos olhos para evitar entupimento dos vasos;
  • Utilizar colírios receitados por veterinários;
  • Trocar a dieta de ração por alimentos naturais;
  • Se preferir não trocar a ração por alimentos naturais, procurar uma ração que ajude ao combate às lagrimas ácidas.

caniche manchas

Lembre-se que mesmo tomando estas precauções ainda é preciso visitar um veterinário, pois ele pode lhe auxiliar melhor com relação ao seu cachorro, inclusive na melhor dieta.

 

Zonas Genitais

Apesar do esforço para manter seu cãozinho limpo, muitos filhotes e até mesmo alguns adultos de raças como os Caniches e outras raças que tenham pelos mais longos, acabam se sujando um pouco mais e acabam ficando com fezes presas no pêlo.

No caso dos filhotes, muitas vezes é pelo fato de serem novos, e ainda não consegue se limpar totalmente sozinhos, já com os Caniches e outras raças o pêlo pode ser um agravante.

caniche limpeza

Procure manter o pêlo das regiões genitais de seu cachorro sempre aparados e o mais curto possível, para que assim evite este desconforto que é gerado. E não pense que é só você que se incomoda com isso, seu cãozinho também não gosta!

Para limpar esta sujeira o mais recomendado é que se faça o seguinte:

  • Use luvas descartáveis;
  • Coloque água morna em uma bacia ou banheira;
  • Coloque seu cão na bacia; mantenha a parte suja submersa na água por 2 minutos;
  • Retire o seu cãozinho da água para que se possa limpá-lo
  • Retire o cocô restante com um papel toalha ou pano;
  • Jogue a luva fora e lave bem as mãos para evitar qualquer tipo de infecção

Cães Dentro de Casa

Este é um tema que freqüentemente cai na pauta dos donos de cachorro. Qual o certo, o cão dentro de casa ou ter o cão no quintal?

Apesar de um tema recorrente, não há uma resposta concreta. Depende do tamanho do seu cachorro, da sua interação com ele, e claro, do lugar em que você mora.

cao dentro de casa

Geralmente, e por questões óbvias, cachorros menores são a melhor opção caso você queira um cachorro que more dentro de casa. Alguns cães são até considerados “cães de apartamento”, por ser muito comum encontrá-los dentro de casas.

Cachorros maiores geralmente não conseguem se adaptar dentro de casa, ficam estressados por não terem muito espaço, por não poderem se movimentar muito.

Em contra partida, quintal é melhor para os cães de grande porte do que para os pequenos. No quintal o seu cachorro vai ter espaço para se locomover, exercitar e se divertir.

É de extrema importância adestrar o seu cachorro, principalmente se ele vai morar dentro de casa com você. Afinal cães precisam do seu espaço. Eles tem seus horários, lugares e hábitos.

É necessário treinar o seu cachorro para utilizar as dependências da sua casa de forma correta, você não quer seu cãozinho fazendo xixi em qualquer lugar, ou fazendo uma bagunça em sua casa, roendo seus móveis.

Esteja seu cachorro dentro de casa ou no quintal, é importante que sempre passeie com seu animal. Os cães precisam de interação, precisam ver outros cães, conhecer outros lugares.

Não se esqueça que a limpeza canina é essencial para o bom convívio do dono com seu cachorro. Esteja ele na sua cama ou no seu quintal, procure manter a higiene do seu cachorro impecável, para que o mesmo possa ter uma vida saudável e para que não traga dor de cabeça para as pessoas que convivem com ele.

cao fora de casa

Não se pode esquecer da importância em manter sua casa limpa, mas também para que o cheiro de cachorro não seja forte. Também é necessário que se tome algumas precauções com relação a pulgas, entre outros agentes infecciosos.

Às vezes será necessário que seu cãozinho use uma coleira anti-pulgas, outras será necessário remédios mais específicos, por exemplo: remedio de verme para cachorro!

De tempos em tempos você deverá desinfetar sua casa por completo e a casinha do cachorro, para que haja diminuição dos vermes que podem ser prejudiciais ao cão e à você.

A dedetização profissional de sua casa, principalmente aonde seus cachorros costumam passar a maior parte do tempo, tem resultados muito bons.

Seja ela interna ou externa é necessário tomar alguns cuidados, como por exemplo, o recomendado é não ficar em casa quando este tipo de limpeza estiver ocorrendo. Leve seu cachorro para um passeio mais longo,  e garanta que o ambiente já esteja propício para que você e seu cão possam voltar.

Recomenda-se que este tipo de serviço seja feito de 3 em 3 meses, mas é sempre bom que converse com um profissional para saber qual prazo se aplica melhor para o seu caso. Geralmente o melhor é que seja feito ao fim do verão, inicio do outono, pois as doenças respiratórias dentre outras, se intensificam com a chegada do frio.

adote

Conclusão

Ter um animal de estimação é muita responsabilidade! Não deixe de tomar os devidos cuidados e precauções com seu cãozinho, ele é parte da sua família e merece o melhor tratamento possível.

Não esqueça que uma boa limpeza canina é de suma importância para o cão e também para o dono. Manter a higiene do seu cão em dia, é manter a saúde dele e da sua família em dia!

Adote um cão!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA