COMPARTILHAR

Na última vez apresentamos um artigo sobre “O meu cão comeu plástico/objetos estanhos/pedras”, ou seja, materiais físicos.

Mas, hoje vamos apresentar um artigo dedicado a objetos líquidos, nomeadamente os mais venenosos.

Saiba todos os passos para ajudar o seu cão a viver mais saudável e a recuperar de um envenenamento.

veneno

Veneno

Qualquer substância que possa causa problemas ao sistema do seu cão é considerada um veneno e poderá causar uma intoxicação.

Os sinais mais comuns são dor a partir da zona abdominal, fraqueza, inquietação, convulsões, perda da consciência, diarreia, respiração lenta ou demasiada acelerada, salivação excessiva e mudança na temperatura do corpo.

O envenenamento poderá levar a morte de um cão na pior das hipóteses.

Primeiros socorros para um cachorro envenenado

Quando o seu cão ingere veneno, a primeira ação é induzir o vómito e manter a calma.

Ajude o seu melhor amigo a posicionar-se da melhor maneira, a pensar de uma forma clara e a evitar que ele se stress.

Para fazer com que ele vomite, você deve molhar o dedo com água e sal (pouco) e esfregar na parte de trás da língua do cão.

Faça este processo várias vezes durante 15 minutos, mas jamais tente este método num cão que pese menos de 5 Kg.

Caso o seu cão não vomite, então ele poderá não estar a sofrer de uma intoxicação ou estar envenenado com inspiração de produtos com bases de petróleo ou engolido um líquido de limpeza.

Nesse caso, o vómito somente iria queimar o tubo digestivo novamente, portanto não tente este método.

Procure imediatamente o seu veterinário e diga que é mesmo urgente e, também ligue para uma linha de apoio contra envenenamento.cao envenenado

Aponte todos os números de telefone e o horário do seu veterinário e linhas de apoio ao lado do telefone e no seu frigorífico para nunca se esquecer.

Diga-lhes exatamente o que o cão engoliu (procure ter a embalagem perto de si), o momento em que pensa que ele comeu e a sua quantidade.

Enumere também os seus sinais anormais e a duração dos mesmos.

Quando estiver a preparar-se para visitar o seu veterinário, então não se esqueça de levar uma pequena amostra do veneno e certifique-se que o seu melhor amigo não vai magoar-se a si mesmo ou a si.

Caso ele esteja a ter um ataque, chame o veterinário a sua casa.

1 Comentário

  1. A minha cadela está a vomitar muito e é esverdeado não se segura de pé eu duvido que comeu veneno dos caracóis o que posso fazer

DEIXE UMA RESPOSTA