COMPARTILHAR

A gravidez psicologica em cadelas é também chamada de pseudociese!

Ultimamente você vem reparando que sua cadela está agindo de uma forma estranha; deu uma engordada além do comum,  suas mamas aumentaram e está um pouco mais quieta que o normal.

Estes são alguns dos sintomas da pseudociese, ou comumente conhecida como gravidez psicológica canina.

A gravidez psicológica é muito mais comum do que se imagina, e afeta mais da metade das cadelas que ainda não foram castradas. Não importa se sua cadelinha nunca acasalou, ela pode acabar passando por esta situação.

É bem provável que fêmeas que sofrem ou já sofreram com a gravidez psicológica acabem enfrentando essa situação mais de uma vez.

Cachorras tem um ciclo que é em media a cada seis meses e a cada ciclo o corpo da cadela se prepara para gestar um filhote.

Assim como acontece com humanos, quando a gestação não ocorre, o corpo elimina o que não foi utilizado e reinicia todo o processo.

Existem diversas teorias que explicam o aparecimento da pseudociese. Vamos focar em apenas uma delas, as alterações hormonais do corpo do animal.Gravidez Psicologica em Cadelas

Uma possível explicação para o quadro de gravidez psicológica é que nas matilhas de animais selvagens todas as fêmeas entravam no cio na mesma época.

No entanto, aquelas fêmeas que não gestavam começavam a adquirir comportamentos de pseudociese para que pudessem ajudar as outras a cuidar de suas crias. Tanto protegendo quanto amamentando.

A gravidez psicológica pode ser explicada como um “erro” no organismo das cadelas. Erro este que acaba desencadeando diversas mudanças que podem afetar tanto a parte física quanto a parte psicológica da sua pet.

Este “engano” é basicamente quando há um aumento da concentração plasmática de prolactina bem após o período de ovulação. Esta alteração leva a uma produção de leite pelas glândulas mamárias, entre outras ações.

Existem alguns outros motivos que levam a fêmea a desenvolver a pseudociese. Fêmeas podem sofrer de gravidez psicológica durante e após um tratamento de progestágenos, ou após um tratamento com prostaglandina.

Ambos tratamentos envolvem a progesterona, hormônio responsável por manter a gestação, cerca de 60 dias após a gestação.

cachorra gravida

Algumas cadelas também manifestaram a pseudociese cerca de três à quatro dias após sua castração total.

Muitos casos podem ocorrer devido ao fato da cadela viver próxima a outro animal ou até mesmo a uma humana gestante.

Assim como citado a cima, a cadela pode entender que deve ajudar na cria, e por isso acontece a gravidez psicológica. Porém, essa teoria não é comprovada.

Sintomas da gravidez psicológica

Os sintomas variam de caso para caso e muitas vezes nem são percebidos pelos donos do animal. Geralmente as cadelas apresentam os mesmos sintomas de uma gestação verdadeira.

O comportamento da fêmea muda muito quando está passando pela gravidez psicológica.

Pode-se notar que a cachorra vai começar a fazer ninhos com panos, roupas ou toalhas macias. Vão buscar o canto mais confortável da casa do quintal aonde ficam.

Além disso, elas começam a levar objetos ou brinquedos para estes ninhos.  Chinelos, sapatos, bonecas, ursinhos de pelúcia, todos podem se tratados como filhotes.

Qualquer semelhança é mera coincidência! 🤣

Posted by Bulldog Francês on Monday, May 8, 2017

Caso tenha outros animais em casa, os mesmos podem acabar sendo adotados pela cadela nesse período.

Assim como na gravidez verdadeira as fêmeas tendem a ficar mais agressivas e protetoras. Sendo assim, não se assuste caso ela te morda ou ataque caso tente se aproximar do ninho ou até mesmo mexer nos “filhotes” adotados por ela.

Um sintoma bem visível é o aumento das mamas por conta da produção de leite. As mamas aumentam sempre que estimuladas, o que gera a produção de leite.

Este estimulo pode ocorrer através de humanos, outros animais ou até mesmo pela própria fêmea. No entanto, não é recomendado que haja estimulo algum nesse sentido.

Sua fêmea pode também perder a apetite durante a gravidez psicológica, pois a mesma pode chegar a fazer sucção do próprio leite. Não deixe que ela fique se lambendo demais, e caso perceba que esteja fazendo isso, procure fazer com que pare.

gestacao nas cadelas

A única forma de se ter certeza que sua tem pseudociese é consultando um veterinário. É extremamente recomendado que leve sua cachorrinha ao veterinário assim que observar sintomas de gravidez psicológica.

Fêmeas que apresentam pseudociese tem uma predisposição para desenvolvimento de tumores mamários.

Buscar um veterinário de confiança é muito importante, pois o mesmo pode indicar e dizer se sua cadela terá a necessidade de usar ou não algum tipo de medicamento.

Na maioria dos casos de gravidez psicológica, as cadelas voltam a retomar o comportamento normal e comum após cerca de 15 dias após o inicio da “gravidez”.

No entanto há casos e casos, sendo assim é necessário que um profissional avalie sua cadela. Pois o tratamento pode ter que ser feito através de medicamentos ou cirurgia, como a castração.

Cada tratamento acontece de acordo com os sintomas apresentados por cada animal. Não há fórmula correta para se indicar, perceba os sintomas e vá a um veterinário.

Complicações da gravidez psicológica

Apesar de ser um quadro bem comum na vida das cadelas, este problema pode acarretar a muitas complicações, incluindo tumores, infertilidade e até câncer.

A endometriose e a inflamação no útero são fatores que podem gerar a infertilidade na fêmea. Já a disfunção hormonal é vista como o fator de risco para que um câncer seja desenvolvido.

Mastite é outra complicação que pode ocorrer. Mastite nada mais é do que a inflamação nas glândulas mamárias da cadela.

E as muitas alterações que ocorrer na cadela podem gerar o aparecimento de tumores. Uma vez que o leite produzido pela fêmea é reabsorvido pelo corpo, gerando empedramento de leite, dores e caroços.

O que fazer na gravidez psicológica

A primeira coisa a se fazer é respeitar sua cadela. Dê a ela o espaço que ela precisa, não mexa ou desfaça o ninho que ela preparou. Não a faça sentir encurralada ou acuada. Deixe-a quieta, lembre-se que ela está muito mais agressiva nesse período.

Trate-a com naturalidade, ou seja, leve-a para passear como sempre faz, tente manter as atividades normais do dia a dia. Não a dê a ela muitas guloseimas, não tente brincar a todo o tempo.

pseudociese

A consulta a um profissional veterinário deve ser marcada assim que os sintomas foram avistados, pois dessa forma pode-se identificar o melhor tratamento para cada caso. O quanto antes melhor, assim evita-se que o quadro sofra conseqüências prejudiciais.

O mais importante é seguir a risca todas as orientações passadas pelo veterinário. Sejam elas tratamentos alternativos ou até mesmo o uso de medicamentos.

Castração e prevenção

A castração é um dos métodos mais recomendados para que se evite a gravidez psicológica em uma cadela.

Apesar de não ser muito eficaz nos primeiros meses, a castração evita a produção dos hormônios ligados à gestação, e assim, as chances do aparecimento do quadro diminuem.

A castração não só ajuda na diminuição ou até extinção do quadro de gravidez psicológica, mas também é importante pois pode evitar doenças como câncer das glândulas mamárias, a infecção de útero.

Família salsicha! <3

Posted by Animais Amigos on Saturday, November 5, 2016

O momento ideal para a castração da sua cadela é antes do primeiro ciclo.

Em muitos países a conscientização sobre castração precoce é muito mais aceita e difundida, o que faz com que a gravidez psicológica e outros problemas sejam quase nulos.

O que proporciona uma vida mais saudável e tranquila para nossos grandes e melhores amigos, nossos cães.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA