COMPARTILHAR

Idade dos cães Vs Idade dos humanos

Muitas pessoas dizem que a idade de um cão consegue-se obter multiplicando por sete vezes a idade dos seres humanos, mas essa tendência está ligeiramente errada.

A idade verdadeira de um cão depende do seu tamanho e da sua raça.

Geralmente, as raças de maior porte vivem menos tempo, uma vez que tendem a sofrer maior desgaste. É habitual terem a sua casota fora de casa. Habitualmente localizada no jardim e isso faz com que estejam sujeitos às condições/alterações climatéricas de forma mais constante… e, o frio do Inverno é agressivo para qualquer ser vivo.

Logo, basta multiplicarmos por cinco vezes. Por outro lado, as raças de menor porte vivem mais tempo e, conseguem chegar a viver 10 anos.

Veja a correlação das idades dos cães com as idades dos humanos na tabela abaixo.

A estatística que cada ano de um ser humano equivale a sete anos do cão não é verdadeira, mas está presente em grande parte dos donos quando eles começam a envelhecer.

Como sabem, os cães são a espécie mais diversificada, podendo pesar entre 3 a 90 Kg quando estão mais crescidos e ter diversos tipos de pelos.

Logo, isto também significa que a expetativa de vida também varia entre as raças. Se pensarmos na idade média e tamanho dos mamíferos, observamos que os elefantes e as baleias são aqueles que têm uma vida mais longa.

Desta forma, leva-nos a acreditar que os cães mais pequenos atingem a idade adulta mais cedo do que os cães maiores, ou seja, as raças de porte pequenas têm um período juvenil mais curto e uma vida adulta maior.

Por exemplo, um bulldog vive, em média, 6 anos enquanto um border terrier vive 14 anos.

Estranhamente, um cão mais pequeno é mais velho do que um cão grande em 2 anos humanos (mas mais novo em cinco anos). 

cao idoso

Calcular a idade dos cães

Não há qualquer outro mamífero com o mesmo grau de diversidade a nível de tamanho como os cães.

Para os cães de pequeno porte, eles têm 12,5 anos por cada ano humano nos 2 primeiros anos. Por sua vez, um cão de tamanho médio tem 10,5 anos por cada ano humano e, por último, os cães de grande porte têm 9 anos por cada ano humano.

Exemplos:

Beagle: 5,46 anos

Pug: 5,95 anos

Bulldog: 13,42 anos

Retriever (Labrador): 5,74 anos

Pastor Alemão: 7,84 anos

Boxer: 8,90 anos

animais amigos comentario logo

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA