COMPARTILHAR

As lombrigas, tecnicamente conhecidas como ascaridíase, são um dos parasitas mais comuns nos cães.

Cientificamente, as lombrigas chamam-se Toxocara canis, podendo viver nos intestinos ou estômago de um cão adulto para sempre.

Este verme pode crescer até 18cm de comprimento

Num cachorro bebé, quase todos são infetados por lombrigas antes do nascimento pela transmissão da placenta e glândulas mamárias.

Outra forma de adquirir este parasita é a sua transmissão pelo leite materno.

Já os cachorros adultos são infetados pela ingestão de ovos, que se encontram nas fezes e que acabam por contaminar os solos.

Sintomas das lombrigas num cachorro

Nos cães adultos, a ascaridíase raramente origina sintomas.

Por outro lado, em cachorros pequenos com mais de 2 meses poderá levar a que o cachorro fique vomitando muito tempo e, até mesmo, com diarreias.

A sua aparência assemelha-se a minhocas brancas ou fios deesparguete.

Muitas vezes, os cães parecem mais inchados e o crescimento poderá tornar-se anormal.

As lombrigas são um sério problema nos cachorros jovens, uma vez que a infeção resulta em doenças graves ou morte, quando não é tratado atempadamente.

sintomas lombrigas

Como eliminar as lombrigas

Quinze dias após o nascimento de um cachorro, os veterinários aconselham a aplicar um método seguro e ativo contra as lombrigas: Strongid ou Nemex.

Este tratamento tem como objetivo matar os parasitas que estavam em estado de larva durante as primeiras fases da vida, sendo fundamental repetir na quarta, sexta e oitava semana.lombriga

Nos primeiros anos de vida de um cachorro devem-se realizar entre duas a quatro vezes exames fecais.

Por outro lado, num cão adulto é sugerido entre uma a duas vezes por ano.

Outras formas de eliminar as lombrigas é a desparasitação da cadelinha com Panacur durante as duas últimas semanas de gestação, bem como durante o fornecimento de leite materno.

Aliás, as cadelinhas que amamentam devem manter-se em prevenção e tratamento juntamente com os seus filhos para reduzir o risco de transmissão.

Telmintic e Drontal Plus Vercom são outras soluções altamente eficazes para acabar com a ascarídeas nos cães.

É fundamental desparasitar toda a família ao mesmo tempo. Não chega desparasitar o nosso cão, caso nós tenhamos este parasita.

Isso poderia originar que contaminássemos novamente o nosso melhor amigo e tenha sido tudo em vão.

prevenir lombrigas

Como prevenir as lombrigas

Como as lombrigas podem entrar no seu cão de inúmeras formas diferentes, a primeira sugestão é manter o lugar do seu cão completamente limpo, tirar as fezes com ou sem lombrigas regularmente e, se tiver oportunidade, impedir que o seu animal de estimação se alimente de animais selvagens, potenciais portadores de lombrigas.

A dirofilariose também é um excelente método preventivo deste verme.

Nós aconselhamos que questione o seu veterinário sobre as melhores formas de evitar e tratar o seu cão deste sério problema.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA