COMPARTILHAR

O que é uma ong de animais ? Vamos conversar um pouco sobre isso, uma ong de animais é um lugar em que o maior objetivo é cuidar dos animais que infelizmente não possuem um lar.

As ong de animais tomam conta de animais que foram abandonados pelos donos e também aqueles animais que nunca tiveram uma casa e contam com a ajuda do trabalho voluntário.

Hoje em dia, a maior preocupação que as associações protetoras de animais têm é o grande número de maus-tratos que cães e gatos, de rua ou não, sofrem.

Algumas on animais no Brasil estão inclusive buscando aprovações de legislação  que possa reger uma maior conscientização à população sobre a posse responsável de animais. 

É interessante frisar que geralmente as pessoas responsáveis por tais associações são, em sua grande maioria, voluntários.

Ou seja, são pessoas comuns que abdicam do seu tempo livre para ajudar com uma causa que é muito nobre.

Os tipos de voluntários podem variar bastante, visto que não é preciso ter experiência e sim boa vontade.

Muitas ong de animais fecham parcerias com clinicas veterinárias, outras possuem veterinários voluntários que atendem os cães e gatos, ou outros animais, que estejam sendo abrigados pela protetora de animais.

O objetivo das ong de animais é de cuidar dos animais abandonados ou , em alguns casos, até mesmo de animais nos quais os donos não tenham condições de arcar com despesas como veterinário ou higiene. São muitas as funções de um voluntário nesta área.

Eles exercem trabalhos de limpeza dos abrigos dos animais e dar banho nos mesmo, alimentar os animais, e o mais importante, ser a conexão entre um cão ou gato sem lar com uma pessoa que deseja adotar.

Em muitos abrigos serviços como adestramento e castração também são oferecidos aos animais. Toda parte de prevenção de doenças como a leishmaniose também são feitas para que a saúde dos animais esteja em dia e para que os futuros donos tenham a certeza de que os animais levados para casa estão saudáveis.

Seja um Voluntário numa ONG de animais

Após essa breve explicação vamos aprofundar um pouco nas funções de um voluntário. Pois ser voluntário é mais do que se pode imaginar, é se dedicar a um causa sem esperar nada em troca.

Após trabalhar durante todo o dia, ou a semana inteira, os voluntários ainda têm o ânimo e vontade para ir aos abrigos. O voluntariado é uma das funções mais nobres que existem. As pessoas se abdicam do seu tempo livre para ajudar animais que estão perdidos ou abandonados.

São vários os tipos de voluntários que podemos encontrar, existem aqueles que apesar de pouco tempo disponível, conseguem e se esforçam para trabalhar meio período em abrigos de animais. Enquanto pessoas abandonam e maltratam, outros preferem escolher o lado positivo da vida.

Ajudar ao próximo não deve ser algo que devemos fazer apenas com pessoas; os animais fazem parte de nossas vidas.

protetores de animaisSão inúmeros os casos de cães e gatos que ajudam aos donos a saírem de depressão ou outros problemas.

As ong de animais vão muito além de ajudar animais, pois ajudando e cuidando de animais abandonados e encontrando lar para os mesmos, faz com que pessoas sejam beneficiadas com a doçura e qualidade de vida que só quem tem animais de estimação podem entender.

Devemos valorizar muito aos voluntários que trabalham em abrigos de animais, pois mesmo sem serem obrigados, os voluntários se sujeitam a duras rotinas de trabalho para que os animais tenham um melhor cuidado.

São longas, e duras horas se dedicando a higiene e saúde de todos os animais da associação. Além da preocupação em encontrar uma família que esteja disposta a adotar um pet que tenha sido abandonado ou que tenha sofrido maus-tratos.

É importante lembrar que todos os animais que são adotados através de abrigos já saem dos abrigos cadastrados, vermifugados e vacinados. Dessa forma a família que resolver adotar um animal tem a segurança de que está levando para casa um animal que não trará doenças para sua casa.

Existem também as pessoas que não podem adotar, por motivos e razões pessoais. Mas mesmo assim, estas pessoas decidem pela opção de apadrinhamento de um animal. Quando se apadrinha um animal você passa a se preocupar e ajudar a um ou mais animais do abrigo.

Ou seja, caso o animal precise de auxílios veterinários o padrinho irá auxiliar o abrigo nos cuidados com o pet. Além de visitar e levar mimos aos pets sempre que possível.

Apesar de associações de animais serem focadas em animais abandonados, existem muitas pessoas que decidem doar animais, afinal é melhor doar um animal o qual não se tenha condições de cuidar, do que expor o animal a maus-tratos.

sos animais

Porém, é importante ressaltar que as associação não tem condições de receber tantos animais, o mais recomendado para famílias é que antes de recorrer aos abrigos, procurem encontrar uma solução, encontrando alguma família que esteja disposta a receber o animal.

Devemos ser parte ativa nessa questão. Somos todos responsáveis em acolher e ajudar animais sem lar a encontrar um lar.

Seja FAT – família de acolhimento temporário de uma ong de animais

Uma outra opção de voluntariado, é o que são as chamadas famílias de acolhimento temporário (FAT). Muitas vezes os abrigos já estão lotados, e uma forma de ajudá-los é acolhendo um animal em sua residência, temporariamente. Desta forma é possível diminuir o fluxo de animais nas associações. As famílias temporárias tem todo o apoio das associações, e tomam conta dos animais até que o abrigo ou eles mesmos consigam arrumar um lar definitivo para o animal em questão.

Existem também muitas pessoas que não podem ser voluntários no abrigo, por questão de tempo ou de localização, mas que ajudam da forma como podem. Uma outra excelente maneira de colaborar com associações de animais é ajudando na divulgação do abrigo.

Essa divulgação pode ser feita de várias formas, a divulgação online é uma das formas mais eficientes que existem. Afinal, com toda a tecnologia que temos, é quase impossível encontrar alguma pessoa que não esteja conectada.

Ser voluntário é algo nobre, a maioria dos abrigos quase não têm condições de arcar com as despesas simples para os cuidados dos animais, por isso, na maioria dos casos não existem remuneração para a função, pelo contrario, muitos dos voluntários além da ajuda braçal, ajudam também monetariamente.

voluntario

Caso você tenha interesse em ser voluntário, procure uma associação próxima a você e comece a ajudar todos os animais de sua região à encontrar famílias dispostas a adotá-los. É importante que entenda que em muitos casos, quando se propõe a ajudar e voluntariar em uma ong de animais, você deve estar disposto a dedicar parte do seu tempo. Caso não tenha tanto tempo disponível para ajudar em abrigo, procure ajudar de alguma outra forma, como online, por exemplo.

Outra excelente maneira de ajudar um abrigo de animais é através de doações. As ong de animais necessitam de materiais básicos para o bem estar dos animais. Materiais que auxiliem nos cuidados com todos os animais, caso sejam possível, entre em contato com uma associação e procure entender todas as necessidades do local, dessa forma você poderá ajudar com o que for possível.

Caso tenha condições, outra grande forma de ajudar associações de animais é através de doações em dinheiro, pois manter um abrigo não é barato, e apenas o amor pelos animais não é o suficiente para que os abrigos existam.

Cães, gatos e todos os outros pets merecem nossos cuidados, nossa preocupação. Não feche os olhos para os animais abandonados, não maltrate animais. Seja um ajudante, seja um voluntário, faça a diferença.

Adote, ajude a resgatar, ajude a cuidar, ajude a manter um abrigo.

Juntos fazemos a diferença! Seja pela vida!

4 Comentários

  1. Estou precisando muito fazer a doação de um cachorro não é raciadó e vira lata não tenho como ficar com ele mas

  2. Adorei a matéria, estou pensando seriamente em me tornar uma voluntária, estou cansada de ver os bichinhos na rua e eu não poder fazer nada.

DEIXE UMA RESPOSTA