FAQ: O Que É Cão Guia?

Qual é a função do cão guia?

O cão – guia é responsável por auxiliar pessoas cegas no dia a dia. Ele é rigorosamente treinado para manter-se firme ao lado da pessoa, movimentar-se somente quando é ordenado, ajudar o acompanhante a entrar em ônibus ou atravessar a rua, ignorar distrações, reconhecer obstáculos no caminho e obedecer a comandos.

Qual o cão guia?

As principais raças de cão guia são o Pastor Alemão, o Labrador e o Golden Retriever.

Quem tem direito ao cão guia?

De acordo com a Lei 11.126 da nossa legislação, a pessoa portadora de deficiência visual tem o direito de entrar com seu cão – guia em “todos os meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público, de uso público e privado de uso coletivo”.

Como tratar cão guia?

Não chame a atenção do cão – guia. É importante lembrar que ele está trabalhando e não se encontra na posição de um bichinho de estimação naquele momento; Não o toque e nem o acaricie enquanto ele estiver usando o peitoral com alça de trabalho.

You might be interested:  Perguntar: Palavras Que Terminam Com Cão No Final?

Onde os cães guias podem circular?

Cães guia podem circular por espaços públicos É que a livre circulação agora virou lei. Na última quinta, o presidente Lula sancionou o decreto que regulamenta a entrada e a permanência dos cães – guia em lugares públicos, como bares, cinemas, supermercados, escolas, restaurantes e órgãos públicos.

Como o cão-guia sabe onde o dono quer ir?

Por meio dos sons do lugar, noção de espaço, pontos de referência (calçada, pontos de ônibus, etc), eu sei onde estou. Eu sei que se sair da minha casa e descer uma quadra estarei na rua tal com tal… se for para a direita vou para tal rua, e assim continua. É justamente assim que o cão trabalha.

Quais cachorros podem ser cão-guia?

O labrador e o golden retriever são as raças mais utilizadas, mas também é possível treinar pastores alemães ou borders. Normalmente são escolhidos cachorros de temperamento dócil e de médio ou grande porte, pois eles precisam ter força para guiar seus humanos.

Onde encontrar um cão-guia?

A primeira etapa do processo para fazer o pedido do cão – guia é a inscrição online, com o preenchimento do formulário com informações pessoais, interesses e informações sobre a rotina do interessado, disponível no site do Instituto Magnus (https://www.institutomagnus.org/programas/ cao – guia /como-ter-um- cao – guia ).

Quando surgiu o cão-guia?

Tudo começou no ano 1780, em um hospital para cegos Lez Quinze-Vingts, em Paris. O industrial austríaco Josef Riesinger treinou seu cão tão bem, que muitas pessoas duvidavam que ele realmente não conseguia enxergar.

É assegurado a pessoa com deficiência visual o direito a ter um Cão-guia?

1º É assegurado à pessoa portadora de deficiência visual usuária de cão – guia, o direito de ingressar e permanecer, acompanhado do cão – guia, em qualquer local público ou privado, meio de transporte, estabelecimento comercial ou industrial, de serviços e de saúde, desde que observadas as condições impostas por esta lei.

You might be interested:  FAQ: Quando O Cão Perde Muito Pelo?

Quais são as características de um Cão-guia?

Um cão – guia deve ter, principalmente, espírito de liderança, inteligência, facilidade em aprender e temperamento calmo, além de ser obediente e dócil. Seu tamanho, tipo de pelagem e saudabilidade – que é a qualidade de vida – também são característica que contam pontos, nesse caso.

Qual é a lei que regulamenta a permissão do ingresso de cães-guias em espaços públicos e privados no Brasil?

LEI Nº 11.126, DE 27 DE JUNHO DE 2005 Art. 1º É assegurado à pessoa portadora de deficiência visual usuária de cão – guia o direito de ingressar e permanecer com o animal nos veículos e nos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo, desde que observadas as condições impostas por esta Lei.

Quanto tempo leva para treinar um cão guia?

Hospedados no hotel do instituto por 15 dias, eles recebem instruções e treinamento 24 horas por dia. Em seguida, cão – guia e deficiente visual seguem para casa, para mais um período de 15 dias com acompanhamento especializado, desta vez já na rotina de vida de ambos.

Pode fazer carinho no cão guia?

O cachorro não deve se distrair no momento de trabalho, portanto quando ele estiver usando a guia não toque nele, nem mesmo para fazer carinho. Apenas o acompanhante pode alimentá-lo, jamais dê comida para qualquer cão – guia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *