O Que É Um Cão-guia?

Para que serve o cão guia?

Os cães guia são treinados para se tornarem os olhos ou ouvidos de uma pessoa. Suas habilidades incluem liderar em uma linha reta, parando para todas as mudanças em seu caminho (como calçadas ou escadas) e evitando impedimentos.

Como funciona o cão guia?

O que é um Cão – Guia O processo de treinamento conta com famílias voluntárias para socialização dos cães. Eles o levam a ambientes diversos do dia a dia com muita movimentação pessoas. Isso ajudará o cachorro a guiar os cegos em lugares bem movimentados no futuro sem que fiquem assustados.

Quem tem direito ao cão guia?

De acordo com a Lei 11.126 da nossa legislação, a pessoa portadora de deficiência visual tem o direito de entrar com seu cão – guia em “todos os meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público, de uso público e privado de uso coletivo”.

You might be interested:  Resposta Rápida: Quando O Cão Evacua Sangue?

Como um cão se torna um Cão-guia?

Como um cão se torna cão – guia? O treinamento leva quase dois anos e podem começar quando eles nascem, com a avaliação do animal pelas escolas de treinamento, o que vai durar até os dois meses.

Quanto tempo leva para treinar um cão guia?

Hospedados no hotel do instituto por 15 dias, eles recebem instruções e treinamento 24 horas por dia. Em seguida, cão – guia e deficiente visual seguem para casa, para mais um período de 15 dias com acompanhamento especializado, desta vez já na rotina de vida de ambos.

Onde os cães guias podem circular?

Cães guia podem circular por espaços públicos É que a livre circulação agora virou lei. Na última quinta, o presidente Lula sancionou o decreto que regulamenta a entrada e a permanência dos cães – guia em lugares públicos, como bares, cinemas, supermercados, escolas, restaurantes e órgãos públicos.

Quanto custa para treinar um cão guia?

De acordo com o Instituto Íris, uma das instituições especialistas em cães – guia no Brasil, o custo para preparar e doar um animal é de aproximadamente R$ 35 mil. Devido ao alto custo, o cão – guia ainda é um recurso pouco acessível – atualmente existem cerca de 150 deles no Brasil.

Qual o valor do cão guia?

Talvez por isso existam tão poucos cães – guia no Brasil. São cerca de 80 em todo o país e a espera na fila para ter um animal desses pode chegar a dois anos. E o custo passa dos R$ 30 mil.

Quais os cuidados e as regras que se deve ter com o cão guia?

As regras que eles devem aprender são muitas e entre elas temos:

  1. aprender a se posicionar sempre à esquerda e um pouco à frente do dono;
  2. ir para qualquer direção apenas quando for ordenado;
  3. não se distrair com cheiro de comida ou com outros animais;
  4. ajudar o dono a pegar um transporte público;
You might be interested:  FAQ: Cão Com Tosse O Que Fazer?

É assegurado a pessoa com deficiência visual o direito a ter um Cão-guia?

1º É assegurado à pessoa portadora de deficiência visual usuária de cão – guia, o direito de ingressar e permanecer, acompanhado do cão – guia, em qualquer local público ou privado, meio de transporte, estabelecimento comercial ou industrial, de serviços e de saúde, desde que observadas as condições impostas por esta lei.

Qual é a lei que regulamenta a permissão do ingresso de Cães-guias em espaços públicos e privados no Brasil?

LEI Nº 11.126, DE 27 DE JUNHO DE 2005 Art. 1º É assegurado à pessoa portadora de deficiência visual usuária de cão – guia o direito de ingressar e permanecer com o animal nos veículos e nos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo, desde que observadas as condições impostas por esta Lei.

Como o Cão-guia sabe onde o dono quer ir?

Por meio dos sons do lugar, noção de espaço, pontos de referência (calçada, pontos de ônibus, etc), eu sei onde estou. Eu sei que se sair da minha casa e descer uma quadra estarei na rua tal com tal… se for para a direita vou para tal rua, e assim continua. É justamente assim que o cão trabalha.

Qual a importância do cão guia para seu dono?

Cães – guia fornecem mais segurança e agilidade aos deficientes visuais. Assim, conduzem seu parceiro muitas horas por dia, inclusive parando em meios-fios antes de atravessarem ruas, e desviando-os de obstáculos, tais como declives, buracos ou mesmo galhos de árvores.

Será que a ideia de usar cão-guia tem ajudado pessoas com cegueira?

O cão – guia propicia uma locomoção muito segura e fluida. De qualquer forma, temos muitos problemas de acessibilidade em São Paulo e isso atrapalha demais as pessoas que têm deficiência visual, em especial aquelas que não querem ou não podem ainda ter um cão – guia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *