Pergunta: Qual A Moral Da Fábula O Lobo E O Cão?

Qual a moral da história o lobo e o cão?

Moral da História: Não há prata nem ouro que valham mais do que a liberdade, e quem a estima faz o que fez este Lobo, que escolhe antes trabalhos e fome que perde-la. Comedores negligentes e sem préstimo não prezam ser livres, desde que comam o pão, e tais são representados nesta Fábula pelo Cão. Fábula de Esopo.

Qual é a fonte do texto Lobo e o cão?

“O Cão e o Lobo ” é uma das fábulas de Esopo. La Fontaine adaptou-a, no século XIX, com o nome de “O Lobo e o Cão “.

Qual o gênero discursivo do texto o lobo e o cão?

Além de observar o estudo do gênero discursivo fábula, retomando o que foi comentado no início desta sequência didática a respeito da leitura que se deve despertar o gosto e o prazer, objetivando tornar o leitor mais interativo com o texto.

O que o lobo notou quando olhou para o pescoço do cão?

O lobo gostou da idéia. Afinal, levava um dia-a-dia muito cansativo, porque tinha de caçar sua própria comida na floresta. Aceitou a proposta, mas, enquanto caminhavam, notou que o cão tinha o pescoço todo esfolado, em carne viva: “O que há com o seu pescoço?”, perguntou o lobo.

You might be interested:  Perguntar: Qual A Origem Do Cão Boxer?

Qual o conselho do cão para que o lobo conseguisse comida?

Certo dia, um Lobo só pele e osso encontrou um cão gordo, forte e com o pêlo muito lustroso enquanto andava pela estrada. Via-se bem que não passava fome. O Lobo, admirado, quis saber onde é que ele conseguia obter tanta comida. – Se me seguires ficarás tão forte como eu – respondeu o cão.

O que podemos afirmar sobre o lobo e o cão?

O cão, também chamado de cachorro, é na verdade uma subespécie do lobo: o cinzento. Ele foi domesticado há mais de 130 mil anos, auxiliando o homem em caças e na guarda de seus territórios; tornando-se, no decorrer desse tempo, também um grande companheiro. Cachorros tendem a ser sociáveis – pelo menos com seus donos.

Quais são as fábulas mais conhecidas?

Grande parte das fábulas que conhecemos hoje foram escritas pelo grego Esopo, há dois mil anos.

  1. A raposa e o leão.
  2. A cigarra e a formiga.
  3. O burro e a cobra.
  4. A andorinha e as outras aves.
  5. O rato e a rã
  6. A serpente e o cabrito.
  7. O cão e a carne.
  8. O ladrão e o cão de guarda.

O que é gênero textual fábula?

Fábula é uma composição narrativa em que os personagens são animais que apresentam características humana, principalmente a fala. A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história.

O que é uma fábula em prosa?

A fábula é uma narrativa em prosa ou poema épico breve de caráter moralizante, protagonizado por animais, plantas ou até objetos inanimados. Contém geralmente uma parte narrativa e uma breve conclusão moralizadora, onde os animais se tornam exemplos para o ser humano, sugerindo uma verdade ou reflexão de ordem moral.

You might be interested:  Perguntar: Palavras Que Terminam Com Cão No Final?

O que aconteceu com o lobo quando soube que o cachorro usava coleira?

O lobo ficou admirado com o cão porque ele estava com um ótimo aspecto: gordo, o pelo lustroso… 3. A ideia que o cão deu ao lobo foi de arranjar um amo, alguém para cuidar bem dele. O que fez o lobo mudar de ideia foi o pescoço esfolado do cão, causado pela coleira que usava.

Como são os cachorros?

O cão é um mamífero com dentes afiados, excelente faro e boa audição. Paralelamente a essas características comuns, os cães têm diferentes tamanhos, formas e cores. Os cães que têm tamanho, aparência e comportamento parecidos fazem parte de um grupo chamado raça. Existem mais de quatrocentas raças de cães.

Quais são os personagens da fábula estudada?

Os personagens das fábulas são animais que se personificam, ou seja, adquirem características dos seres humanos. Algumas fábulas de Esopo:

  • O Galo e a Pérola.
  • O Lobo e o Cordeiro.
  • O Lobo e as Ovelhas.
  • O Rei dos Macacos e dois Homens.
  • A Andorinha e as outras Aves.
  • O Rato e a Rã
  • O Ladrão e o Cão de Guarda.
  • O Cão e a Ovelha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *