Resposta Rápida: Lei Que Permite Cão Guia?

Qual é a lei que regulamenta a permissão do ingresso de cães-guias em espaços públicos e privados no Brasil?

LEI Nº 11.126, DE 27 DE JUNHO DE 2005 Art. 1º É assegurado à pessoa portadora de deficiência visual usuária de cão – guia o direito de ingressar e permanecer com o animal nos veículos e nos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo, desde que observadas as condições impostas por esta Lei.

É assegurado a pessoa com deficiência visual o direito a ter um cão-guia?

1º É assegurado à pessoa portadora de deficiência visual usuária de cão – guia, o direito de ingressar e permanecer, acompanhado do cão – guia, em qualquer local público ou privado, meio de transporte, estabelecimento comercial ou industrial, de serviços e de saúde, desde que observadas as condições impostas por esta lei.

You might be interested:  Os leitores perguntam: O Que Fazer Quando O Cão Esta Triste?

Quem tem direito ao cão-guia?

De acordo com a Lei 11.126 da nossa legislação, a pessoa portadora de deficiência visual tem o direito de entrar com seu cão – guia em “todos os meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público, de uso público e privado de uso coletivo”.

Onde os cães guias podem circular?

Cães guia podem circular por espaços públicos É que a livre circulação agora virou lei. Na última quinta, o presidente Lula sancionou o decreto que regulamenta a entrada e a permanência dos cães – guia em lugares públicos, como bares, cinemas, supermercados, escolas, restaurantes e órgãos públicos.

São direitos dos deficientes exceto * cães guias podem entrar em quaisquer locais incluindo ônibus e supermercados têm direito a passar na frente das filas tem vagas próprias em estacionamentos não necessitam de carteira de habilitação para dirigir?

Sim. A lei dispõe que qualquer conduta destinada a dificultar ou impedir o acesso de pessoas com deficiência acompanhadas por cães – guias aos locais públicos, aos locais privados de uso coletivo ou aos meios de transporte constitui ato de discriminação (art. 3;).

Quanto custa um cão de guia?

7 – Quanto custa um cão – guia? De acordo com o Instituto Íris, uma das instituições especialistas em cães – guia no Brasil, o custo para preparar e doar um animal é de aproximadamente R$ 35 mil. Devido ao alto custo, o cão – guia ainda é um recurso pouco acessível – atualmente existem cerca de 150 deles no Brasil.

É assegurado a pessoa com deficiência visual?

Dispõe sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia.

You might be interested:  Os leitores perguntam: Quanto Custa Um Cão Labrador?

O que é necessário para um Cão-guia?

Para solicitar um cão – guia são necessários cumprir os requisitos:

  1. Ter no mínimo 18 anos;
  2. Ser pessoa com deficiência visual ();
  3. Morar em território brasileiro;
  4. Ter Curso de Orientação e Mobilidade;

Pode fazer carinho em cão-guia?

O cachorro não deve se distrair no momento de trabalho, portanto quando ele estiver usando a guia não toque nele, nem mesmo para fazer carinho. Apenas o acompanhante pode alimentá-lo, jamais dê comida para qualquer cão – guia.

Para que serve o cão guia?

Os cães guia são treinados para se tornarem os olhos ou ouvidos de uma pessoa. Suas habilidades incluem liderar em uma linha reta, parando para todas as mudanças em seu caminho (como calçadas ou escadas) e evitando impedimentos.

Como o Cão-guia sabe onde o dono quer ir?

Por meio dos sons do lugar, noção de espaço, pontos de referência (calçada, pontos de ônibus, etc), eu sei onde estou. Eu sei que se sair da minha casa e descer uma quadra estarei na rua tal com tal… se for para a direita vou para tal rua, e assim continua. É justamente assim que o cão trabalha.

Como abordar um cliente cego?

Ao conversar com o cliente com deficiência visual, fale em tom de voz normal. Sempre que se ausentar do local, informe ao cliente, caso contrário ele ficará falando sozinho. O contrário também é válido, ao se aproximar de um grupo em que haja alguém cego, informe sobre sua chegada, para que sua presença seja percebida.

Por que os cães guias podem circular?

Pela legislação, animal poderá acompanhar deficiente em transporte público. Pessoas com deficiência estão autorizadas a circular, a ingressar e a permanecer em locais públicos ou privados, de uso coletivo, em Pernambuco acompanhados por cães de serviço, popularmente chamados de cães – guia.

You might be interested:  Perguntar: Porque Cão Não Pode Comer Chocolate?

Quando estiver diante de um cliente usuário de libras?

Enquanto estiver conversando, mantenha sempre contato visual. Se você desviar o olhar, a pessoa surda pode achar que a conversa terminou. O ideal é dispormos de um profissional que conheça a leitura de sinais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *